21 de abril de 2008

EMPATIA - A VISÃO DO CLIENTE.


Na hora que você se coloca no lugar do cliente, observa o ponto de vista dele, o que ele acha essencial e o que dá valor, dando feedback a outras áreas organizacionais, o que tem de ser melhorado, novas táticas de fidelização e relacionamento, conceito de produto inovador, estratégia de longo prazo e que contemple o maior número de solicitações do cliente, estará indo na direção correta. 

Muitas empresas enxergam somente o seu lado, deixando em segundo plano a visão do cliente e a perspectiva de maximizar lucro com ações de longo prazo. A empresa que conseguir usar de empatia estará um passo à frente da concorrência e inserida no mercado dinâmico atual.

Usando a empatia é muito mais fácil identificar oportunidades de mercado, brechas, áreas pouco exploradas ou mal desenvolvidas, nichos de mercado, abertura de novos mercados, pois se tem uma visão privilegiada do lado do cliente, das necessidades dele, expectativas e anseios.

O crescimento da relação pós-venda também se dá por empatia, ou seja, a empresa terá mais facilidade em diagnosticar quais serviços este cliente irá valorizar , vendo o mercado com outros olhos, ou seja, com uma nova ótica.