12 de janeiro de 2009

GERENCIANDO O CAPITAL HUMANO DE UMA ORGANIZAÇÃO


As organizações são feitas de departamentos, de vendas, compras, financeiro, logística, marketing, também de recursos, materiais, financeiros, mas principalmente de pessoas, de capital humano, que deve ser gerenciado, acompanhado sempre de perto, para que além de absorver, assimilar boas informações, ou seja, conhecimento tácito, também dissemine, externalise, torne o aprendizado explícito a toda a organização, o que não é nada fácil de se executar.

Cuide para que as pessoas interajam umas com as outras, que sejam focadas não só em metas e resultados, mas também em fazer tudo com excelência, amparadas em critérios da gestão da qualidade e nas mais modernas formas de administrar tempo, recursos, projetos e principalmente que saibam conviver com as diversidades dos outros membros da equipe, as opiniões divergentes, diferentes formas de pensar e agir, enfim que saibam lidar com heterogeneidades.

O capital humano de qualquer organização é o principal ativo, o bem intangível com maior valor, pois é por meio destas pessoas que os objetivos propostos são perseguidos, como também o foco na melhoria contínua, do aprendizado, da experiência adquirida ao longo dos anos. Uma empresa é o retrato fiel do que é o seu corpo de colaboradores, se tem um plantel treinado, motivado, capacitado, pensando sempre em contribuir, agregar, terá como resultado uma imagem de empresa competitiva, focada nos resultados, na excelência, no servir o cliente da melhor maneira, conhecedora do seus pontos fortes e fracos, do seu lugar, posicionamento no mercado, lucrativa e o mais importante mantendo boas práticas, iniciativas, conquistando cada vez mais seu espaço, mais clientes, novos mercados e criando, inovando na forma de fazer.

Transforme a sua equipe, ofereça ferramentas para realizarem bem o seu trabalho, mantenha-se sempre aberto a sugestões e críticas, crie momentos diários para descontração, motive-os, faça do trabalho uma atividade prazerosa, retenha talentos, será muito bom para você como gerente, para a empresa de forma sistêmica e para todos os colaboradores.