20 de janeiro de 2009

FAZENDO UM BOM PLANO DE NEGÓCIOS


O primeiro passo para fazer um bom planejamento, um excelente plano de negócios ou business plan como muitos preferem chamar, após claro, identificada a oportunidade, é saber muito bem o que se quer, aonde se quer chegar, o quanto de recursos têm a disposição, o know-how exigido, é também interessante, não imprescindível ter uma boa formação acadêmica para poder tomar decisões acertadas e não somente por intuição como muitos empresários, o mercado mais cedo ou mais tarde expurga os não-profissionais. Dados mostram que em até 2 anos cerca de 50% das novas empresas abertas fecham suas portas, sendo que poucas chegam ao terceiro ano de vida e um dos principais motivos desta falência é a falta de um plano de negócios feito na medida certa, sob medida.

Faça um roteiro detalhado de todas as fases do projeto, todos os passos, as responsabilidades, o custo por etapa, cronograma, para que tudo saia dentro do pensado, planejado. Procure fornecedores de matéria-prima, insumos, equipamentos, faça cotações de preço, prazo de pagamento e de entrega, pesquise o mercado, o público-alvo, concorrentes, valores de ponto comercial, imóvel ou terreno para construção da planta fabril, estime o quanto terá que produzir em produtos ou serviços para equilibrar as finanças ou para se chegar ao ponto de equilíbrio, o tempo de retorno do capital investido ou pay back, tenha um bom plano de marketing, colocando seu produto /serviço disponível aos clientes, tudo isso colocado no papel, algo tangível.

O nome, marca do negócio é de muita importância também , tem que ser muito bem escolhido, pesquisado e se possível registrado, o quanto tem de recursos próprios e se irá alavancar o negócio com capital de terceiros, quantos colaboradores serão necessários para tocar o negócio, levá-lo adiante, as estratégias, diferencial que o negócio terá, missão , visão, valores, diretrizes nas quais a empresa irá seguir, departamentos e suas atividades.

Por fim um sumário executivo, bem objetivo, claro, resumido, que chame a atenção da pessoa que estiver lendo, dando uma visão completa do plano, que é o último a ser feito, mas deverá vir no início do material escrito, deixando bem claro que todos os processos devem ser mapeados, desenhados, analisados e continuadamente melhorados.

Em suma, o objetivo principal do plano de negócios é estruturar bem a futura organização, dando base, criando fortes raízes, para que ela venha a dar bons frutos.