16 de março de 2009

CADEIA DE SUPRIMENTOS BEM ADMINISTRADA, FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA !


Toda cadeia de suprimentos é formada por elos que devem ser mantidos sempre muito bem coesos, pois se um deles se rompe, toda a cadeia é afetada. Então é muito importante manter uma boa administração em todos os níveis, para que eles possam assegurar uma boa desenvoltura e suprir com as necessidades de todos os envolvidos com a cadeia, devido também a interdependência de cada elo para com os resultados finais.

Umas das tarefas mais difíceis dentro de uma empresa é ter uma cadeia de suprimentos bem equilibrada, balanceada, isto é, com elos firmes que mantenham estabilidade e uma racionalidade quando da tomada de decisões.

Uma boa gestão da demanda depende de todo um entrosamento entre os elos de uma cadeia de distribuição, de suprimentos, pois quanto mais a jusante do elo final da cadeia, mais fácil e precisa será a previsão da demanda, agora quanto mais a montante do elo final, maiores as dificuldades de previsão, ficando muito mais difícil programar uma compra ou tomar uma decisão, devido ao tempo da chegada de informações e os níveis por onde ela terá que passar até chegar ao local específico. O ideal é que a informação flua de uma maneira ágil e íntegra, resultando em ações rápidas que levem de volta ao fluxo da cadeia todas as respostas em tempo hábil.

Uma cadeia má administrada pode levar a uma série de prejuízos, financeiros, de imagem, pois ao não entregar um produto / serviço da forma em que foi requisitado, com atraso, em quantidade diferente do pedido, pode levar a uma falta de credibilidade, acarretando até mesmo no descredenciamento da empresa como fornecedora, então é de suma importância precisar com exatidão todos estes quesitos e dimensioná-los de acordo com o especificado pelo cliente, que é o mandatário e a quem o canal deve obedecer e direcionar a sua atenção.

Como todos sabem economia de tempo gera melhores possibilidades de lucro, então veja como é importante ter uma cadeia logística bem administrada e dentro dos melhores parâmetros de qualidade, resultando em maior rentabilidade, relacionamento eficiente entre os elos, um processo mais seguro, menos instável e com certeza mais propenso a gerar resultados satisfatórios para todos os níveis da cadeia.