14 de maio de 2009

O QUE É UM BOM PROJETO ?


Uma coisa é certa, todo projeto é único e deve ser criado e mantido por uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas, de visões diferentes através de constante brainstorming, chegando a um consenso ao final das discussões em prol da melhor forma de viabilizá-lo.

Um bom projeto é aquele que traz resultados positivos com otimização de recursos, tanto materiais, como financeiros, humanos, atento aos recursos naturais e totalmente habilitado para implantação em um médio prazo, o que não é nada fácil de se conseguir. A grande realidade é que a maioria dos projetos sai fora do escopo, mas como facilitador é muito bom quando se tem em mente que é preciso planejar bem, seguir uma linha de pensamento, uma trilha, mesmo que de tempos em tempos tenha que se desviar dela. O importante é ter foco na linha de chegada, voltando assim sempre à rota planejada anteriormente.

Se não existe o foco na meta final, desvirtuando-se da trilha traçada, a probabilidade é grande de não alcançar os objetivos propostos, estimados, bem como extrapolar em tempo e recursos. Quantas vezes já vimos empresas refazerem totalmente ou grande parte de um projeto, devido a falhas, rupturas do planejamento, vindo a ter prejuízos de grande monta ?

Quando o líder e sua equipe traçam uma linha e percorrem esta monitorando constantemente os resultados há uma grande chance deste projeto ficar totalmente dentro do escopo, atingindo em cheio o que foi colocado no papel, no alvo, contabilizando resultados expressivos e condizentes com tudo o que está envolto no projeto.

O projeto só sai com qualidade quando os membros da equipe não pensam em si, no que aquele projeto pode lhe render de benefícios, mas deverá haver um sentimento de coletividade, onde todos deverão contribuir em direção ao sucesso do negócio e por consequência de toda a equipe de trabalho, equipe esta que deve ser sinérgica, somando forças, competências, experiências, onde o líder exigirá, cobrará resultados, mas por outro lado fornecerá os recursos, as ferramentas necessárias para um bom trabalho, trabalho este que deverá ter fortes bases qualitativas.

Projete, estime, visualize perspectivas positivas, pesquise, amplie conhecimentos e repasse-os aos seus liderados, seja competitivo, assuma responsabilidades, lidere mudanças, não subestime nenhuma idéia, mesmo que a princípio esteja fora da realidade organizacional, tenha convicção que para um bom projeto é necessário um conjunto de fatores que influenciem positivamente o andamento, a implantação e o posterior controle do mesmo para que atinja propositadamente, com méritos os inúmeros itens do que foi planejado.