31 de março de 2010

CUIDE DE SUA EMPRESA COMO DE SUA SAÚDE, PRESERVE HÁBITOS SAUDÁVEIS !


Você, micro ou pequeno empresário cuida de sua empresa, verifica constantemente como vai a saúde dela?

Se não cuida, deve começar a se preocupar, pois a tendência para quem não realiza exames periódicos quanto às condições da saúde financeira e outros atributos não menos importantes, está fadado ao fracasso. Para preservar a boa saúde de sua empresa é essencial aplicar todo um conteúdo, uma série de realizações que façam com que a empresa conquiste e mantenha clientes ativos e com isso rentabilizar a organização como um todo. O mais importante é reinvestir uma porcentagem dos lucros em ações que preservem a imagem da marca.

O mundo corporativo atual é extremamente seletivo, só permanecem no mercado empresas bem estruturadas, empreendedoras, que tenham visão de longo prazo, então é muito importante manter-se atualizado, atuante e com disposição de investir, pois sem investimento as organizações param e paradas são ultrapassadas facilmente pela concorrência.

A falta de planejamento e as práticas mal executadas, vão consumindo, contaminando os alicerces do organismo corporativo e com isso vão enfraquecendo e deixando a organização sem condições de reagir, se não forem tomadas medidas abrangentes e não paliativas, superficiais, a tendência é a insolvência, podendo resultar no fechamento da empresa.

As pessoas que detém o poder de decisão e cargos de comando, devem também exercitar práticas saudáveis, pois também contaminam positiva ou negativamente todos os outros colaboradores, impactando na qualidade e produtividade de toda a organização.

Planeje práticas laborais diárias, iniciando logo no início do dia de trabalho, como alongamentos e prossiga desenvolvendo atividades no decorrer do dia, com ambientes voltados a qualidade de vida no trabalho, seguindo normas, padronizações, motivando o colaborador a contribuir com extrema eficiência.

O Brasil precisa que as empresas se desenvolvam rapidamente para apoiar o seu crescimento, só assim poderemos realmente usufruir de melhor distribuição de renda e conseqüentemente ter uma sociedade mais justa, principalmente com melhor educação. A importância do investimento em infra-estrutura também é primordial, sem isso o país fica na inércia, sem realmente aproveitar os benefícios do desenvolvimento, além de não conseguir sustentar uma linha de crescimento.

É sempre bom relembrar que a ética deve fazer parte das decisões tomadas pela classe política e os cidadãos por outro lado devem estar sempre atentos e tomar conhecimento das atitudes dos governantes, cobrando responsabilidade quanto a lisura e a seriedade, comportamentos exemplares de qualquer homem público.

Sabemos que o custo Brasil muitas vezes faz com que empresas percam negócios, mercado, rentabilidade, diminuindo o seu market share e abrindo espaço para a concorrência, principalmente a internacional, que ainda leva grande vantagem, devido a sua profissionalização.

Os portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, hidrovias e dutos, modais utilizados como sistema de transporte e os meios de transporte de massa, como trens e metrôs ainda estão muito aquém das necessidades que um país emergente precisa ter, condições mínimas para vir a se tornar desenvolvido, ser respeitado e ter credibilidade no cenário mundial.

O Brasil por ser um país relativamente novo comparado com culturas milenares como a China, tem ainda muito o que aprender, deve fazer diariamente a sua lição de casa, aprender com os erros, pensar grande e se planejar para tornar-se dentro de poucos anos um país central, não fazendo mais parte do rol dos países periféricos, mas para que isso aconteça muitos obstáculos devem ser ultrapassados e claro dedicação não poderá faltar.

Enfim, tenha em mente que só sagram-se vencedores as empresas dinâmicas que pensam à frente, investem em pesquisa e nas pessoas, praticam ações solidárias, respeitam o meio ambiente, dividem parte do seu lucro com todos os stakeholders, competem sempre focando nas primeiras posições, mesmo que os resultados não sejam tão positivos no início e permanecem orientados aos objetivos e metas.

Proporcione então condições favoráveis para que sua empresa não seja mais uma e sim que ela venha agregar com novos ideais, filosofia consistente e missão de perdurar em um alto patamar, objetivando que seus produtos ou serviços nunca cheguem à fase de declínio do seu ciclo de vida.

Alimente sua empresa com inovações, seja competitivo, faça da pesquisa uma rotina diária, melhore continuadamente, acredite no seu potencial, valorize o seu capital humano, pratique a responsabilidade sócio-ambiental, desenvolva a comunidade ao seu entorno e compartilhe boas práticas.

Siga todas estas dicas e terá profissionais engajados, satisfeitos, alta competitividade e retorno garantido a médio e longo prazos.

Nenhum comentário: