25 de outubro de 2010

O QUE NÃO DEVE SER FEITO EM SUA EMPRESA!


Vou listar abaixo algumas práticas que nunca devem ser adotadas em sua empresa, mas que se colocadas em prática em maior ou menor número, combinadas ou não, como conseqüência devastadora, podem vir a se tornar a derrocada do seu negócio.

É extremamente importante poder difundir também pontos cruciais que podem desencadear e levar qualquer empresa ao fracasso, dentre eles destaco:

• Limitar o crescimento e desenvolvimento de seu capital humano;
• Deixar de investir em pesquisa e inovação;
• Acreditar que está fazendo o melhor e estacionar, permanecendo em uma zona de conforto;
• Não praticar ações de benchmarking;
• Não respeitar a concorrência;
• Ir em desencontro às necessidades dos clientes;
• Não planejar com visão de longo prazo;
• Não respeitar a diversidade;
• Não aplicar em direção à melhoria contínua;
• Não multiplicar ensinamentos;
• Não disseminar conhecimento;
• Pensar somente a nível local;
• Restringir a participação de ocupantes de níveis hierárquicos inferiores;
• Não distribuir lucros;
• Não delegar;
• Deixar de assumir responsabilidades e riscos;
• Não aplicar em ações sustentáveis;
• Não absorver novas tecnologias e as aplicar em novos processos;
• Não abortar ações em tempo hábil;
• Não aplicar em ações que levem a uma maior Q.V.T aos colaboradores;
• Não aumentar efetivamente seus lucros e market share;
• Não conhecer profundamente o seu negócio;
• Não detalhar quais são as prioridades e as premissas básicas;
• Não criar uma boa atmosfera de trabalho;
• Não personificar sua missão, visão e valores;
• Não medir seus resultados, verificando se estão indo na direção correta;
• Não mudar as estratégias quando preciso;
• Não identificar antecipadamente novas tendências e oportunidades;
• Tomar ações reativas e não pró-ativas;
• Não contribuir com o desenvolvimento da sociedade;
• Estabelecer regras, normas e padrões muito engessados;
• Não trabalhar com informação íntegra e atualizada;
• Não ter visão sistêmica;
• Não aplicar em ferramentas da qualidade;
• E uma das mais importantes, deixar de suprir e respeitar as amplas necessidades e desejos de seus clientes.

Em síntese, a empresa que não administra bem todos os seus recursos gera impactos negativos em seus resultados, principalmente a médio e longo prazos, tendo um risco muito maior de insolvência e conseqüente falência.

5 comentários:

Unknown disse...

Estou cursando o 1º período em Administração Pública em um Pólo da UFMA aqui em Porto Franco e estou procurando mais e mais informações sobre este assunto tão envolvente e empolgante. Parabéns seu artigo está bem claro e objetivo. estarei sempre atento as suas colocações! obrigado!

Diogo Alves disse...

esta em saude rentavel com umvasto numero de clientes, e recorri a novas tecnicas de gerencia em post desta dinamica e estou encantado com a sua inteligencia, comecei hoje a ver este blog e verei tudas as suas ideias

Muitos Parabens

Alvesdiogo@live.com.pt

edmilson gomes pereira disse...

necessito de orientação, pois trabalho sempre no vermelho,para conseguir pouco lucro. Quero pagar as contas sem entrar no vermelho.ACHO QUE ISSO ME TRAVA.

edmilson gomes pereira disse...

quero orientação para não trabalhar no vermelho pagar minhas contas em dia, meu ramo é material de construção.

Valter Serra disse...

Edmilson,boa tarde !

A palavra chave é PLANEJAR, ou seja, sem planejamento não se consegue cumprir eficientemente com os objetivos e metas.

UM ABRAÇO E SUCESSO !!!

KNV Consultoria Empresarial
Valter Serra de Abreu