2 de junho de 2013

SER EMPREENDEDOR, EIS A QUESTÃO!


Nos vemos como seres empreendedores? O ser humano nasce empreendedor? O mundo foi feito para os empreendedores? As empresas atuais focam na inovação e no empreendedorismo? O empreendedor é valorizado no Brasil ou o acham um desvairado, louco ou ainda fora dos padrões normais? Estas e muitas outras questões serão respondidas ou pelo menos tentarei demonstrar o quanto o empreendedorismo é essencial para as organizações. 

O profissional com este perfil, perfil este procurado incessantemente no ambiente corporativo e muitas vezes não encontrado, é requisitado a cada dia mais, pois necessitamos de pessoas que vejam as mesmas coisas com outros olhos, visões de mundo alternativas, enfim com vontade de trabalhar com o novo, com o inusitado, com o considerado impossível, com as dificuldades, barreiras e obstáculos à primeira vista intransponíveis.

Ser ou não ser empreendedor envolve múltiplos conhecimentos, parece ser de alta complexidade, mas é muito mais do que parece. Empresas hoje bem sucedidas não deixam de ser resultado dos constantes erros e acertos tidos no passado por seus líderes, aprendizado que foi sendo conquistado dia a dia, etapa por etapa, tudo no tempo certo.

O empreendedorismo é fator decisivo para o sucesso de uma empresa, pois diferencia e a torna disposta a alcançar e alavancar resultados expressivos. Não podemos esquecer que a competitividade é cada vez maior neste mundo globalizado e só escaparão ilesas ou serão menos afetadas as empresas que pensam grande e que tem atitudes empreendedoras.

Vamos ter consciência da importância do pensamento estratégico para o sucesso a longo prazo e fazer com que os nossos resultados subam além das expectativas. Seremos com certeza a nação de um futuro próximo, mas somente se houver mudanças drásticas no entendimento do que é ser ético, responsável com as causas sociais e com o dinheiro público, deixar de levar vantagem em tudo ou o famoso jeitinho brasileiro, em síntese pensar mais no coletivo e menos no individual.

Assim todos têm a ganhar, profissionais capacitados e prontos para ser exigidos, governos cientes de sua responsabilidade e cidadãos de uma maneira geral mais conscientes de que sua participação será o que diferenciará o país dos demais.

Muitas vezes o empreendedor sofre, pena para ser compreendido, pois ao antecipar prováveis acontecimentos ou enxergar além do horizonte dos demais é desacreditado ou acabam não dando a importância que deveria receber. Projetos relevantes são desperdiçados pois superiores hierárquicos não observam ou não dão atenção a seus pupilos, não tem o feeling que todos os grandes líderes devem ter.

Se você tem este perfil empreendedor, dissemine, passe adiante seus conhecimentos, crie momentos para criação e inovação, procure dar asas a sua imaginação, mergulhe de corpo e alma nos seus sonhos, enfim caminhe para a felicidade plena ou se não for possível, busque prazerosos momentos de felicidade.

Acredite no seu potencial, seja confiante, faça tudo com amor, realize, conquiste seu espaço, mantenha-se atualizado, humildade também é importante na hora de saber que precisa de ajuda naquilo que não tem profundo conhecimento, delegue tarefas sempre que possível.


EMPREENDEDOR DE SUCESSO É AQUELE QUE ESTÁ SEMPRE QUERENDO ALGO A MAIS, QUE BUSCA  CONQUISTAR O SEU ESPAÇO. QUE NÃO MEDE ESFORÇOS PARA ALCANÇAR OS SEUS OBJETIVOS, LEMBRE-SE QUE É VOCÊ QUE VAI FAZER A DIFERENÇA.