Trago mais algumas dicas de como
administrar de forma positiva e eficiente a sua empresa, seja qual for o seu
porte, pequena, média ou grande é de extrema importância poder agregar sempre
que possível novos conceitos, novas visões, novas formas de fazer, de
implementar, monitorar e controlar resultados.
As ferramentas de qualidade mais
utilizadas como: PDCA, Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe, Diagrama de
Pareto, Heurística, devem ser usuais, com o intuito de melhorar
consistentemente e continuadamente os processos e as atividades rotineiras, focando
em um ciclo virtuoso de desenvolvimento. Estas ferramentas servem para que a
empresa visualize o seu panorama, como se fosse uma fotografia de seu momento
atual, quais são seus pontos fortes e fracos, onde deve ter maior atenção,
prioridades e como devem ser trabalhadas, fatores críticos que influenciam ou
tem impacto negativo na performance, no alcance dos objetivos e metas
organizacionais.
O primeiro passo é a empresa ter
em mente, de forma clara, a importância em se reciclar e raciocinar sempre em
direção a um crescimento sustentado, estruturado. Nunca esqueça também que as
pessoas devem ter sua capacidade, habilidade e competência bem aproveitadas,
muitas vezes colocam-se profissionais em áreas que não são o seu objetivo ou
sua especialidade, não aproveitando todo o seu talento e seu potencial,
levando-os a desmotivação.
Exerça o seu poder de líder e
mostre o quanto pode contribuir para o crescimento de sua equipe e da empresa,
colocando em prática ações que levem satisfação e realização de seu capital
humano. Entenda que cada profissional pensa e interpreta a liderança da uma
forma, então conheça um a um e prepare-se para extrair o máximo deles.
A sua equipe e consequentemente a
empresa serão reflexo da sua forma de liderar, que pode ser enérgica,
democrática, competitiva ao extremo, autocrática, carismática, na verdade não
importa como será esta liderança o que irá valer é a forma de lidar com os
subordinados hierárquicos nos momentos difíceis, quais serão as tarefas e os
respectivos responsáveis e como os resultados serão buscados, isto deverá estar
bem claro para todos.
Não tire conclusões precipitadas,
dialogue sempre antes das decisões, faça também entrevistas pós demissão para
saber o motivo que desencadeou o desligamento do colaborador, entenda e adapte
a empresa para mudanças constantes em seu ambiente.
Tenha a máxima que “nada é tão
bom que não possa ser melhorado”, pense desta forma e trabalhe com esta
filosofia que os resultados aparecerão como consequência. Perceba o quanto é
importante ter uma abertura para que os funcionários exerçam realmente o seu
papel de colaboradores e não somente o de cumprir com a sua jornada de trabalho
diária.
O papel maior de um bom
administrador é saber quais são seus limites e deficiências e os da empresa
como um todo, desafiando sempre as pessoas ao envolvimento, a agirem de forma
sinérgica, plantando a ideia de equipe coesa e não de grupo disperso.
Abra espaços no decorrer do dia
para discussões que agreguem valor aos negócios, aproxime-se, delegue, ofereça
ajuda, aperfeiçoe, recicle, haja com profissionalismo sempre, seja competitivo,
enfim administre bem a sua empresa e conquistará todos os resultados almejados.