11 de julho de 2013

MAIS DICAS DE COMO ADMINISTRAR BEM A SUA EMPRESA

Trago mais algumas dicas de como administrar de forma positiva e eficiente a sua empresa, seja qual for o seu porte, pequena, média ou grande é de extrema importância poder agregar sempre que possível novos conceitos, novas visões, novas formas de fazer, de implementar, monitorar e controlar resultados.

As ferramentas de qualidade mais utilizadas como: PDCA, Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe, Diagrama de Pareto, Heurística, devem ser usuais, com o intuito de melhorar consistentemente e continuadamente os processos e as atividades rotineiras, focando em um ciclo virtuoso de desenvolvimento. Estas ferramentas servem para que a empresa visualize o seu panorama, como se fosse uma fotografia de seu momento atual, quais são seus pontos fortes e fracos, onde deve ter maior atenção, prioridades e como devem ser trabalhadas, fatores críticos que influenciam ou tem impacto negativo na performance, no alcance dos objetivos e metas organizacionais.

O primeiro passo é a empresa ter em mente, de forma clara, a importância em se reciclar e raciocinar sempre em direção a um crescimento sustentado, estruturado. Nunca esqueça também que as pessoas devem ter sua capacidade, habilidade e competência bem aproveitadas, muitas vezes colocam-se profissionais em áreas que não são o seu objetivo ou sua especialidade, não aproveitando todo o seu talento e seu potencial, levando-os a desmotivação.

Exerça o seu poder de líder e mostre o quanto pode contribuir para o crescimento de sua equipe e da empresa, colocando em prática ações que levem satisfação e realização de seu capital humano. Entenda que cada profissional pensa e interpreta a liderança da uma forma, então conheça um a um e prepare-se para extrair o máximo deles.

A sua equipe e consequentemente a empresa serão reflexo da sua forma de liderar, que pode ser enérgica, democrática, competitiva ao extremo, autocrática, carismática, na verdade não importa como será esta liderança o que irá valer é a forma de lidar com os subordinados hierárquicos nos momentos difíceis, quais serão as tarefas e os respectivos responsáveis e como os resultados serão buscados, isto deverá estar bem claro para todos.

Não tire conclusões precipitadas, dialogue sempre antes das decisões, faça também entrevistas pós demissão para saber o motivo que desencadeou o desligamento do colaborador, entenda e adapte a empresa para mudanças constantes em seu ambiente.

Tenha a máxima que “nada é tão bom que não possa ser melhorado”, pense desta forma e trabalhe com esta filosofia que os resultados aparecerão como consequência. Perceba o quanto é importante ter uma abertura para que os funcionários exerçam realmente o seu papel de colaboradores e não somente o de cumprir com a sua jornada de trabalho diária.

O papel maior de um bom administrador é saber quais são seus limites e deficiências e os da empresa como um todo, desafiando sempre as pessoas ao envolvimento, a agirem de forma sinérgica, plantando a ideia de equipe coesa e não de grupo disperso.

Abra espaços no decorrer do dia para discussões que agreguem valor aos negócios, aproxime-se, delegue, ofereça ajuda, aperfeiçoe, recicle, haja com profissionalismo sempre, seja competitivo, enfim administre bem a sua empresa e conquistará todos os resultados almejados.