14 de maio de 2015

ENTREVISTA SOBRE EMPREENDEDORISMO CONCEDIDA PARA O JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE EM 27/01/2015







  1. Qual a importância das micro e pequenas empresas para o cenário econômico do país? A geração de emprego é a principal contribuição das micro e pequenas empresas para o setor econômico? 

Sem sombra de dúvida, as MPEs são primordiais para um cenário econômico promissor e virtuoso, especialmente como alavancadoras do nível de renda, na inserção ao mercado de trabalho, além de participarem ativamente do processo de desenvolvimento do país. A geração de empregos, principalmente os formais, fazem das MPEs uma mola propulsora para o crescimento sustentado em todos os segmentos que participam.  

  1. Que medidas podem ser tomadas para incentivar ainda mais o surgimento / manutenção dessas micro e pequenas empresas? 

Apesar dos avanços da nova Lei Geral das MPEs, a carga tributária ainda compromete e muito a continuidade e perpetuação das mesmas e isso deve ser repensado, trabalhado e cobrado para que elas tenham tempo para a estruturação e desenvolvimento, trazendo um retorno significativo para toda a sociedade. É também extremamente importante investir, incentivar, fomentar a criação de novas empresas por meio de ações que simplifiquem e tornem a abertura e os custos de manutenção do negócio mais próximos da realidade. 
A participação das MPEs no cenário nacional somadas aos MEIs (Micro Empreendedores Individuais) é em muitos segmentos próximo aos 99%, isso nos remete à importância delas nos resultados macroeconômicos, como por exemplo o do PIB. Claro que se fizermos uma análise mais detalhada, perceberemos que ainda se tem muito por fazer. Apesar da melhora nos últimos anos, o tempo de vida destas empresas é ainda muito pequeno e as receitas aquém do patamar que deveriam estar. 

  1. Do ponto de vista de um administrador de empresas, o que é um micro ou pequeno empreendedor bem sucedido? E o que ela precisa ter / fazer para alcançar o sucesso nos negócios? 

O Micro ou Pequeno Empreendedor bem sucedido  é aquele que consegue surpreender, encantar o seu cliente, conquistando a sua confiança, deve possuir um perfil diferente dos demais, adorar desafios, amar o que faz, ter uma visão mais ampla do que é o seu negócio, onde quer fazê-lo chegar, quais resultados, objetivos e metas quer alcançar. Precisa ser confiante, resiliente e se qualificar para agarrar e não deixar escapar as oportunidades quando assim surgirem. Não deve pensar no lucro a qualquer custo e de colher excelentes resultados no curto prazo, pois senão perde a concentração no que é mais importante, nas prioridades ou mais crítico para o seu sucesso. 

  1. Qual é o peso / impacto que o item mão de obra pode ter para o sucesso de um negócio / empresa? 

O impacto é enorme, pois sem mão de obra preparada, capacitada fica difícil se chegar a algum lugar e entregar o que os clientes, hoje cada vez mais exigentes, necessitam e desejam para a sua satisfação. 
Podemos dizer o que faz a diferença em qualquer empresa é o seu capital humano, o nível de conhecimento e o quanto estão envolvidos, então os valorize que o retorno virá, obtendo assim vantagem competitiva. 
  1.  Esse impacto é maior no caso das micro e pequenas empresas? Há segmentos / tipos de negócios que são mais afetados?  
Quando direcionamos o foco às MPEs a influência da mão de obra é ainda maior, pois muitas vezes a empresa fica na dependência do expertise de  poucos colaboradores ou até mesmo de uma única pessoa para desenvolver os seus processos com qualidade. Quando falamos em empresas prestadoras de serviços a análise deve ser ainda mais crítica quanto ao peso que o capital intelectual gera e agrega ao negócio. 

  1. Muitos empresários reclamam dessa questão: é difícil encontrar profissionais qualificados no mercado. Por que isso ocorre? É mesmo difícil encontrar profissionais qualificados? 

É verdade que em muitas áreas, profissionais gabaritados são escassos, mas não podemos generalizar. Tenho uma visão clara sobre este assunto, que acontece infelizmente em inúmeras empresas. Os gestores em muitos casos denotam um profundo despreparo para a contratação de mão de obra para as suas empresas. Falta observar melhor o perfil desejado, para que não ocorra o que presenciamos todos os dias, profissionais sendo contratados com um modelo pré concebido, ou seja, como se fossem produzidos em série, não prezando pela diversidade, este sim fator que deve ser amplamente difundido, tanto no recrutamento, quanto na seleção.  
  1. Como melhorar esse panorama? De quem é a responsabilidade? Só dos trabalhadores, ou também dos empresários?  
A responsabilidade deve ser compartilhada, pois as duas partes tem interesse que o mercado cresça, que o país gere mais empregos, que estes empregos sejam melhor remunerados e para que isso aconteça é necessário investimento em treinamento e formação e em alguns casos mudança da cultura organizacional. 

  1. Qual a importância das micro e pequenas empresas para o cenário econômico do Ceará? A geração de emprego é a principal contribuição das micro e pequenas empresas para o setor econômico? 

Não só o Ceará, como todo o Norte e Nordeste brasileiros são riquíssimos culturalmente e temos que ver isso como uma grande oportunidade para a geração de renda. Em muitas regiões a participação das MPEs é essencial para o equilíbrio na cadeia de fornecedores A melhor forma para inserirmos o país no rol das nações desenvolvidas é o investimento em inovação, principalmente começando com as MPEs. Conseguimos isso propondo novas soluções para problemas já conhecidos ou um novo ponto de vista, quebrando paradigmas. Sabemos também que ainda é muito alto a porcentagem de trabalho informal, ocupando em muitos setores índices alarmantes. De outro lado existe uma perspectiva muito favorável de desenvolvimento da região Nordeste, que muitos analistas dizem ser “a bola da vez”, então é aproveitar esta janela de oportunidades antes que ela se feche. 

  1. Em que medida as micro e pequenas empresas são sensíveis às variações / momentos de instabilidade da economia brasileira? 

A estrutura, base de muitas das MPEs é precária, planejamento estratégico inexistente, a gestão amadora e o conhecimento sobre o mercado-alvo, concorrência e os seus produtos insuficiente, isto reflete de forma significativa em momentos de crise, fazendo com que saiam do mercado, quebrem, fechem as portas. Uma saída é investir no empreendedorismo para não ser tão suscetível a estas mudanças repentinas, inesperadas no cenário global que afeta principalmente as economias emergentes, como é o caso do Brasil.  
Em tempos de crise, crie, faça diferente, diversifique os produtos e serviços, trabalhe mais, busque se reciclar e aceitar novas opiniões e críticas, em síntese saia e se mantenha sempre na frente da concorrência. 

  1. Para micro e pequenos empresários, como melhorar a produtividade de sua equipe? 

Eu acredito que os Micro e Pequenos Empresários devem pensar como grandes empresas, mesmo não tendo as mesmas condições, aproveitando-se para ocupar espaços que estas não tem interesse. O primeiro passo é saber para onde caminhar, a equipe dever atuar em sinergia para que consigam alcançar resultados eficientes, com excelência. Devem conhecer muito bem o negócio e o segmento que estão inseridos e comprar a ideia, comprometendo-se, participando ativamente de todo o processo. Os donos, sócios, gestores devem liderar dando bons exemplos, motivando, caminhando lado a lado com a equipe, buscando sempre o aperfeiçoamento, a melhoria contínua. 

Enfim, você que tem uma boa ideia, coloque-a no papel e comece desde já a pensar na viabilidade do projeto. Monte um bom plano de negócios (Business Plan) e comece a trabalhar com ele, fazendo alguns pequenos ajustes se necessário, não sendo desta forma dificilmente conquistará algo que será valorizado.