25 de julho de 2016

MARKETING - COMO FAZER COM QUE SUA MARCA AGREGUE VALOR


É sem sombra de dúvida um dos assuntos mais contagiantes e mais importantes em se tratando de ORGANIZAÇÕES, falando no sentido empresarial.

Veremos como uma marca pode contribuir de forma positiva, agregando valor ao produto, serviço, ou os dois em conjunto.

O mundo corporativo não seria nada se não fossem as marcas. Convivemos diariamente com diversos produtos e consequentemente com as marcas que os compõe ou vice-versa, e as experiências adquiridas com estes contatos ficam registradas em nosso sub-consciente.

E como as empresas podem fazer com que estes registros sejam identificados e codificados de forma contínua nos seus clientes?

A percepção que os clientes tem de uma marca é algo essencial para que este contato seja positivo e agregue valor. Mas como assim AGREGAR VALOR?

Em todos os contatos que temos, em todas as relações efetuadas, não conseguimos nos manter isentos, exercitamos um diálogo constante com estas empresas, com os produtos e principalmente com as marcas, que nos trazem este feedback de tudo aquilo que vivenciamos no decorrer de nossas vidas.

As experiências nestas relações podem ser positivas, negativas ou neutras, ou seja, podem agregar ou não valor ou ainda não trazer significado algum. O fator que diferencia estas relações é como o cliente percebe o atendimento que a empresa está prestando. Mas a satisfação no atendimento não é fácil de se monitorar, pois envolve uma série de fatores, que mesmo identificados, são difíceis de se controlar. 

Mas porque mesmo conhecidos existe esta dificuldade?

Existe uma coisa chamada percepção individual ou individualidade, que é como cada um se comporta diante de uma série de fatos e como as empresas vão tomar decisões acerca destas multi facetas ,pluralidades ou indivíduos, públicos, que pensam diferente e têm comportamentos diversos em se tratando de uma mesma situação.

Neste momento entra em ação o profissional de MARKETING, que tem com tarefa principal, entender as mudanças, as variações, mutações dos mercados e propor soluções viáveis para suas marcas se manterem em destaque.

As marcas devem ser reconhecidas por atrativos e referências que façam o cliente a se apropriar delas, ou melhor, que façam seus clientes a serem os principais divulgadores e alavancadores nos ambientes virtuais, tão essenciais nos dias atuais.

Por que consumimos uma marca ao invés de uma outra? Existe tanta diferença que julgue uma marca ser tão reconhecida em comparação a outra?

O investimento em estratégias de marketing faz com que empresas sejam melhor posicionadas, reconhecidas por suas marcas, seus produtos, seu logo, seu slogan, suas ações de merchandising, ou se analisando de uma forma mais abrangente, todas as relações realizadas até o produto chegar nos pontos de venda e todas as suas variáveis já dentro do PDV, por meio do TRADE MARKETING.

Vejo o marketing como essencial nas negociações, como propulsor de uma boa política de crescimento sustentado por valorização das marcas, pelo empenho das empresas em agregar de forma contínua experiências positivas, e se diferenciar das outras pela sua performance, pelo foco e  follow up em seu COMPOSTO DE MARKETING OU MIX DE MARKETING.


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