(Artigo de minha autoria publicado em 04/11/2016 no Jornal POVO DE CUBATÃO - Edição nº 450)
O primeiro passo é esclarecer o que é feedback, depois tratarei da sua importância para a gestão empresarial.
O primeiro passo é esclarecer o que é feedback, depois tratarei da sua importância para a gestão empresarial.
Vamos
lá, a tradução literal de FEEDBACK pode ser tratada como:
dar resposta, dar retorno, retroalimentar, mas o mais importante é
como colocamos isso em prática, no nosso dia-a-dia.
Os
profissionais dependem e muito da aprovação de seus líderes e até
mesmo de seus pares, indicando se estão no caminho certo ou não, e
isto se dará pelo feedback, pois só assim terão ciência no que
devem melhorar.
Tenha
em mente que é dever de todo líder não só dar feedback à sua
equipe, como também receber dos mesmos, pelas suas ações. É
sempre bem-visto, o profissional, seja ele de qualquer nível
hierárquico, que tem disposição em aceitar o feedback, mesmo que
este não seja bem aproveitado na prática.
As
vezes a insegurança toma conta de todos e é nesta hora que o
aconselhamento, a crítica construtiva, que é a mescla dos dois
tipos de feedback, o positivo e o negativo, faz a diferença no
resultado.
Não
podemos menosprezar nenhum deles, pois é por esta iniciativa que
ambos, liderança e liderados obtém respaldo para continuarem ou
descontinuarem o jeito que estão trilhando um caminho, para buscar
aproximação
com a missão da empresa.
Orientações
mal dadas, podem ser um desastre, uma avalanche de desmotivação na
profissionalização
de
um colaborador. Dar sentido ao feedback, criar um canal democrático
de comunicação, escutar as reclamações e sugestões, também faz
parte da vida
de qualquer organização.
É
importante observar que nada adiantará, se não houver resposta a
tempo de poder realizar uma correção, por esta razão o período de
acompanhamento e análise das conversas é primordial para um
resultado favorável.
Em
inúmeros casos não se sabe ou não se enxerga o que está
acontecendo de errado, por isso encontramos mais um forte motivo para
darmos e recebermos o feedback. O alinhamento deve fazer parte da
rotina, deve incorporar o que a empresa mais preza, ou seja, seguir
de perto suas diretrizes, seus valores.
Podemos
sempre melhorar, e devemos colocar como meta um acréscimo de tarefas
desafiadoras, para que nos incentive a estar em busca do
aperfeiçoamento, e só conseguiremos chegar
perto,
se não perdermos o foco.
As
relações interpessoais tendem a crescer quando o feedback é bem
feito, realizado com competência. Avanços substanciais e relevantes
são diagnosticados em empresas que o praticam da forma correta,
alimentando uma SEDE DE CONHECIMENTO.
Quem
o vivencia percebe que existe uma clara reação de satisfação,
mesmo quando ele é negativo, pois o que se evidencia é a
assertividade da colocação, a razão pela qual está se
transparecendo aquela atitude pró-ativa.
O
que mantém o desenvolvimento de um profissional, é a maneira que
este se posiciona diante das dificuldades, principalmente quando as
coisas estão dando errado, e também como ele se comporta quando
está em uma posição de destaque, em ascensão.
O
feedback ao cliente também é importantíssimo, pois sem dar ouvidos
a eles, menosprezamos o seu ponto de vista, seu modo de ver e
considerar os acontecimentos.
É
por meio destes relacionamentos que conseguimos identificar possíveis
brechas deixadas de lado, pontos não percebidos ou não atendidos em
sua totalidade, arestas que precisam ser aparadas.
Demostre
vontade em ouvir, se disponha, esteja aberto a admitir
críticas, se oponha ao "diz que me diz", estabeleça um
canal de comunicação versátil e verá que o envolvimento em sua
empresa aumentará vertiginosamente.
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