14 de novembro de 2016

LOGÍSTICA INTEGRADA - AGREGANDO ATORES


A logística integrada é uma versão atualizada, moderna, uma forma de business, ou seja, deve estar incorporada nos novos formatos dos planos estratégicos. Deve-se definir qual o nível de integração e quais recursos serão utilizados para que haja máxima eficiência.

A integração é parte fundamental nos dias atuais, seja ela no sentido mais amplo ou até mesmo no mais restrito. Podemos integrar setores, áreas, departamentos, funções, filosofias de trabalho, se analisado o ambiente interno, como também integrar processos entre atores diversos e dispersos.

E isso no remete a buscar parcerias, incorporando uma visão de negócios em conjunto, encontrando novas maneiras de superação. Propostas devem ser discutidas entre todos os personagens participantes desta EPOPEIA EMPRESARIAL.

Com a concorrência acirrada que temos hoje, é sempre bom ter em mãos alternativas viáveis para seguir em outras direções, se houver necessidade.
Capacitar parceiros para estarem em uma mesma sintonia, vibrando de uma forma uníssona, dá um novo tom, sentido às decisões, pois só assim é que conseguirão correr atrás das oportunidades, com chances de alcançar e até mesmo ultrapassar os objetivos e metas traçados.

As variáveis podem ser inúmeras. as dificuldades crescentes, mas não devemos desanimar nunca. Olhar para frente, tendo como aliados nossos parceiros, fará total diferença na hora de escolher bem, tomar uma decisão difícil.

A interligação dos componentes dos sistema logístico é visto como mola propulsora para o desencadeamento de ações que lancem propósitos efetivos de diferenciação. Temos o dever de contribuir ao máximo, tirando até "leite de pedra". Não podemos nos dar o direito de ficarmos parados, só observando, enquanto nossos players participam de uma maratona, de uma corrida incessante, rumo à linha de chegada.

O nível de serviço não pode ser afetado, o cliente será o mandatário e partirá dele o feedback para posicionar e para que as empresas iniciem o seu parecer. Em qualquer uma das situações, seja na logística de suprimentos (inbound), na de produção ou na de distribuição (outbound), temos que contrabalançar as diferenças e as divergências que possam ocorrer.

Aplique na liderança compartilhada, envolva colaboradores, delegue sempre que for oportuno, demonstre interesse nas negociações ganha-ganha e todos os atores sairão fortalecidos destas relações.