12 de dezembro de 2016

DELIVERYS - DISTRIBUIÇÃO MODERNA PONTO A PONTO

A logística moderna, dentro do conceito de armazenagem estratégica contribui para a eficiência na administração de recursos e com a clara possibilidade de minimizar os efeitos dos imprevistos, que podem ocorrer mesmo quando há um bom PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

Com o passar do tempo as necessidades dos clientes cresceram e hoje tomaram uma proporção nunca vista anteriormente. Empresas buscam estar nas regiões mais distantes do planeta em questão de minutos, horas ou em poucos dias, dependendo da situação e da urgência e é por isso que os deliverys são  procurados e utilizados a cada dia mais.

As empresas devem evoluir constantemente e veremos como foi esta passagem fase por fase, nas quais com foco diferente tentavam atingir o cliente "em cheio". Na primeira fase, em meados dos anos 40, a ideia era focar apenas na produção, até em razão da destruição causada pela Segunda Guerra Mundial, já na próxima fase, década 70/80, a qualidade foi o fator preponderante, não bastava só avaliar a quantidade fabricada, o composto produção e qualidade deviam caminhar juntas e enfim na terceira fase, na década de 90 em diante, a cobrança está em cima dos deliverys ou das entregas feitas porta a porta, ponto a ponto, sem deixar de lado os outros dois fatores críticos que se bem administrados levam certamente ao sucesso.

A atenção e a responsabilidade no trato do macro processo de distribuição é primordial para que o plano estratégico logístico dê certo. As ordens de pedido devem estar prontas para seguir seu caminho, rumo aos clientes. Conferência qualitativa e quantitativa devem ser feitas criteriosamente, seguindo procedimentos estatísticos rígidos, podendo ser por amostragem, quando o universo é muito grande, e em sua totalidade quando existir a necessidade, pelo alto valor agregado dos produtos ou ainda por conter pequenas quantidades, sejam estas caixas fechadas ou quantidades fracionadas.

Como é prático receber os pedidos em casa ou no estabelecimento comercial, torna-se vantajoso aplicar no investimento de técnicas e maquinários que agilizem todo o processo de distribuição física. A participação deste tipo de serviço é progressivo, aumentando ano a ano, devido à cultura de compra pelo comércio eletrônico, catálogo e também por razões de dificuldade de locomoção, principalmente nos grandes centros urbanos.

A distribuição pode ser feita por conceitos como DISTRIBUIÇÃO DIRETA E INDIRETA. Na distribuição direta, conhecida também por nível zero, os produtos percorrem uma rota sem intermediários, entre o fornecedor (indústria/produtor) e o cliente final, podendo passar antes por estruturas conhecidas por Cross Docking, Transit Point ou o Merge in Transit, para facilitar ainda mais o processo de coleta, separação e preparação do pedido (picking).

Na distribuição indireta as mercadorias fazem uma escala obrigatória em parceiros comerciais ( distribuidores, atacadistas, varejistas) que colocam uma margem de comercialização (markup) e as revendem ao público alvo utilizando em boa parte os centros de distribuição avançados, como forma de dinamizar as entregas. Estes canais de distribuição são de extrema importância para que se atinja todos os lugares, clientes expressivos ou não.

O processo de distribuição física pode ser seletivo, exclusivo e intensivo, sendo que cada uma deles tem a sua particularidade. No seletivo são selecionados clientes específicos, pontos de venda que tem compatibilidade com os produtos oferecidos, como por exemplo  hipermercados, distribuidores, lojas de conveniência, shoppings, no exclusivo pode-se escolher uma única região que trabalhará com os produtos, um segmento em particular, clientes especiais, e por fim na intensiva, procura-se colocar de forma pulverizada os produtos em todos os locais possíveis, um bom exemplo de quem atua neste tipo de distribuição é a Coca Cola, que procura colocar todo o seu mix de produtos nos mais diferentes pontos comerciais, como nas padarias, mercados, baladas, restaurantes, lojas de conveniência, atacadistas e até mesmo em vending machines instaladas dentro de prédios comerciais, residenciais e empresas.

Mas como fazer com que os produtos estejam no lugar certo e no prazo combinado? 
Parcerias devem ser feitas com o intuito de agregar valor ao negócio. O objetivo maior é atingir metas de atendimento ao cliente, obedecendo regras e conceitos modernos de administração. Por este e outros motivos não se deve caminhar sozinho, ou seja, a colaboração é essencial para que se consiga atingir os objetivos descritos no plano.

Em síntese, atue buscando alcançar os mais altos níveis de exigência, entregue utilizando filosofias como o just in time, respeite os contratos, reconheça a premissa que o cliente sabe o que quer, enfim contribua com seus parceiros atuando no sell in (venda da empresa para o canal) e no sell out (venda do canal para os próximos elementos verticais).